04 janeiro 2019

Natal: Correntistas do Banco do Brasil podem pagar IPTU através de plataformas digitais

Cerca de 55 mil contribuintes da cidade de Natal, correntistas do Banco do Brasil, podem utilizar as plataformas digitais para pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano – IPTU 2019. A facilidade está disponível tanto para pessoa física quanto jurídica no auto-atendimento, aplicativo do smartphone e site na internet.

A simplificação do formato já vem sendo utilizada pelos correntistas que preferiram antecipar e efetuar o pagamento até sexta-feira (4), garantindo o desconto de 16%, disponibilizado pela Prefeitura de Natal, através do programa Bom Pagador.
  
Os demais contribuintes que quiserem realizar o pagamento do tributo podem fazê-lo antes mesmo de receber o carnê. Basta emitir o DAM (Documento de Arrecadação Municipal) pelo site da Prefeitura (www.natal.rn.gov.br).


Os documentos começam a ser impressos neste sábado (5) e serão entregues entre 20 de janeiro e 15 de fevereiro para pagamento de acordo com os GRUPOS. GRUPO 1 - Zona Leste e Zona Sul tem até 20/2 para pagamento da cota única (sem juros), ou para iniciar o pagamento parcelado (com juros) em até 10 vezes. O Grupo 2 – Zona Norte e Zona Oeste – tem até 20 de março para pagamento da parcela única ou início do parcelamento também em 10 vezes.
                
A utilização das plataformas do BB vem para facilitar o pagamento do tributo. Quando acessar a plataforma digital, o contribuinte deve observar as seguintes orientações:

1 - Nos Terminais de auto-atendimento: PAGAMENTOS > LISTA DE DÉBITOS > Consulta/Pagamento;

2 - No aplicativo para smartphones: PAGAMENTOS > SEM CÓDIGOS DE BARRAS > LISTA DE DEBITOS;

3 - Internet Pessoa Física: PAGAMENTOS > LISTA DE DÉBITOS > CONSULTA/PAGAMENTO;

4 - Gerenciador Financeiro para Pessoa Jurídica: PAGAMENTOS > SEM CÓDIGOS DE BARRAS > LISTA DE DEBITOS > CONSULTA/PAGAMENTO.

Em todas as opções descritas acima, uma lista com os lançamentos de IPTU e Taxa de Lixo de 2019 dos imóveis de propriedade do correntista será apresentada, e no detalhe de cada uma delas são informados os dados individualizados como: Sequencial, Endereço, Valor do Desconto, Data de Vencimento e Valor a pagar.