03 janeiro 2019

Semana irá promover debates e orientações sobre o Autismo


Uma lei municipal sancionada pelo Prefeito Rosano Taveira instituiu no Calendário Oficial de Eventos em Parnamirim, a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, a ser comemorada a partir do dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A ideia é promover maiores cuidados aos portadores do Transtorno do Espectro Autista.
No ano passado, aproximadamente setenta alunos com autismo foram matriculados na rede municipal de ensino público. A Semana de Conscientização do Autismo promoverá orientações e debates que ajudarão a antender melhor as pessoas com autismo, seja nas escolas ou no âmbito do município, de uma forma geral.
"Os alunos portadores de autismo contam com o apoio de professores bem orientados por meio do Projeto Agir, que esclarece aspectos legais e compartilha vivências pedagógicas relacionadas aos portadores de necessidades especiais", disse a titular da Educação, Ana Lúcia Maciel.
Apesar de afetar a comunicação, aprendizado e adaptação do indivíduo, o autismo não compromete seu desenvolvimento físico. 
"O autista se comporta socialmente de uma forma mais isolada, tendo dificuldades em firmar relações sociais e afetivas", disse Myrian Juliasse, Gerente da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC.