04 fevereiro 2019

Inscrições abertas para o Concurso Internacional de Redação de Cartas

Resultado de imagem para Inscrições abertas para o Concurso Internacional de Redação de Cartas

Estudantes de até 15 anos, das redes pública e privada, podem se inscrever no Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens, promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU). O objetivo do concurso é melhorar a alfabetização, incentivar a criatividade e aprimorar os conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.

Campeã Nacional
Em 2018, a vencedora da etapa nacional do concurso foi Clarice Rilyane que, na época, tinha 15 anos. Ela é potiguar e aluna da Rede Estadual de Ensino, no Centro Estadual de Educação Profissional Ruy Pereira dos Santos, em São Gonçalo do Amarante. Na etapa internacional, a estudante ficou em 5º lugar e recebeu menção honrosa por ter a colocação mais alta da América Latina.

O tema do Concurso Internacional de Redação de Cartas para Jovens no ano passado, sugeria que a redação fosse uma mensagem que viajaria no tempo. Clarice decidiu falar sobre a desigualdade de gênero que as mulheres sofrem na sociedade ao longo da história. “Eu já tenho uma veia feminista há um bom tempo, e não teria mensagem mais bonita e mais forte que o respeito, que deveria ser algo natural”, conta a estudante.

Inscrições
Os Correios são os responsáveis por desenvolver o concurso no Brasil, que é o segundo país melhor colocado, atrás, apenas da China. A primeira etapa do concurso é a seleção escolar, onde são escolhidas até duas cartas para representar cada escola. A segunda fase escolhe uma carta por estado e a terceira escolhe apenas uma carta no país inteiro. Por fim, a etapa internacional, desenvolvida pela UPU escolhe a melhor carta entre todos os países participantes.

Para participar, é preciso redigir uma redação em formato de carta com o tema “Escreva uma carta sobre o seu herói” e enviá-la pelo Correio, no período de 1º de fevereiro a 15 de março, ao destinatário:
Superintendência Estadual dos Correios no Rio Grande do Norte
Coordenação de Comunicação - CCOM
Av. Hildebrando de Góis, 221, sala 203, Ribeira
NATAL RN 59010-900