11 fevereiro 2019

Secretarias de Parnamirim capacitam servidores sobre caderneta de saúde do idoso


As Secretarias Municipais de Saúde (Sesad) e de Assistência Social (Semas), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram mais uma rodada de capacitação com as equipes do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). 
A capacitação teve como foco a implantação da Carteira de Saúde da Pessoa Idosa e do projeto Linha de Cuidado da Pessoa Idosa, para o qual o município foi convidado pelo próprio Ministério da Saúde para implementar as suas ações.
A palestra, realizada no Auditório Clênio José, localizado no Parque Aluízio Alves, foi ministrada pelo professor Álvaro Campos, do Departamento de Fisioterapia da UFRN. Segundo ele, a Caderneta da Pessoa Idosa é um instrumento, que está sendo difundido pelo MS para qualificar o processo de avaliação e manejo da pessoa idosa.
“A carteira já existe há alguns anos e em virtude de todo o contexto social e da importância em relação ao tema do envelhecimento no país, o ministério está começando a direcionar o seu olhar com mais ênfase para essa parcela da população, e tudo isso passa pelo bom uso da caderneta”, explicou.
Ainda de acordo com o professor da UFRN e coordenador do Poeva, outro projeto de destaque voltado para a pessoa idosa em ecodesenvolvimento no município, a caderneta permite uma avaliação multidimensional do idoso, que contempla desde informações sociais, da familiares, de saúde, de condições físicas, até mesmo avaliações sobre dores, quedas e cirurgias realizadas pela pessoa idosa.
“A partir das informações que forem geradas pelo preenchimento das cadernetas a lógica é que se passe para uma outra etapa que é a formulação de políticas específicas com as informações que foram geradas pela caderneta. Nesse contexto, a Linha de Cuidado deverá trabalhar na perspectiva das demandas que forem identificadas a partir do preenchimento da caderneta”, complementou o profissional.