22 março 2019

Comandante Geral da PMRN prestigia aniversário do 16º BIMTZ


Na manhã desta sexta-feira(22), o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Alarico José Pessoa Azevedo Júnior, prestigiou a solenidade alusiva ao 180º aniversário do Batalhão Itapiru, o 16º Batalhão de Infantaria Motorizado (16º BIMTZ) do Exército Brasileiro.

A infantaria é a mais antiga arma do Exército e geralmente dotada dos maiores efetivos, formada por soldados que podem combater em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, podendo utilizar variados meios de transporte para serem levados à frente de combate. 

Sua principal missão é conquistar e manter o terreno, aproveitando a capacidade de progredir em pequenas frações, de difícil detecção e grande mobilidade. A infantaria contemporânea frequentemente emprega o princípio de fogo e movimento para atingir uma posição dominante em relação àquela do inimigo.


A infantaria moderna segue uma organização que divide as tropas de infantes agrupando-os em unidades chamadas de divisões, brigadas, batalhões, companhias e pelotões.