18 março 2019

Escola M. Irmã Arcângela promove ação de valorização à vida dos estudantes


Com o propósito de valorizar a autoestima dos alunos, a Escola Municipal Irmã Arcângela promoveu na última sexta-feira (15), uma atividade voltada para a reflexão das diferenças e individualidades dos adolescentes. Participaram da atividade cerca de 380 adolescentes, entre 11 a 16 anos, matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

O momento foi organizado pelo grupo docente e pela gestão da escola, e contou com a palestra “Valorização à Vida”, realizada pela profissional de Educação Física e consultora em saúde e qualidade de vida da InterTV Cabugi, Leila Maia.

O evento teve como objetivo proporcionar aos estudantes a prática do respeito mútuo, de valorização e respeito à individualidade de cada um, inspirando mudanças de atitude no que diz respeito a preconceitos, conflitos e desigualdades. Isto porque o bom desempenho do aluno está ligado, em primeiro lugar, à uma autoestima elevada, o que resulta em um bom rendimento escolar e em uma vida mais saudável.

A professora de Ensino Religioso, Maria Conceição Gomes Lourenço da Paz, destacou a razão pela qual o evento foi desenvolvido. “Enquanto professora de Ensino Religioso, senti a necessidade de trazer estes assuntos para a escola, pois, devido a algumas situações que aconteceram no ano anterior, sentimos a necessidade de trabalhar isto logo no início do ano letivo, para que esses casos não se repetissem neste ano”.

Os alunos que participaram da palestra comentaram sobre a importância de abordar estes assuntos delicados, como por exemplo, o suicídio de adolescentes. Para a aluna do 9° ano, Ana Emanuele Dantas da Fonseca, de 15 anos, a temática trabalhada é um suporte para a sua vida pessoal. Já a aluna do 8° ano, Leticia Maxwelly Silva Tavares, 13 anos, falou sobre a relevância do encontro para os estudantes. “A palestra mudou a minha vida, a partir de agora, eu vou valorizá-la mais. Mudou, também, o pensamento suicida que alguns colegas tinham”.