11 março 2019

Leitora de Parnamirim é atração no Fantástico da Rede Globo

Uma moradora do bairro Parque Industrial, em Parnamirim, foi destaque na edição de ontem, 10, no programa Fantástico da Rede Globo. Ela é mais uma cidadã que foi incentivada em sua experiência como leitora no município, pelo projeto Rio de Leitura.

Lindiana Silva é recicladora de lixo. Ela diz que levanta cedinho, às quatro da manhã,  para o seu "garimpo", a fim de encontrar, entre outras coisas, aquilo que considera ser os seus preciosos diamantes: os livros.

"Os livros transformam a vida de quem lê. Quando eu era mais jovem lia aqueles livros de romance como Sabrina e Julia, e pensava que ali eu tinha os meus princípes e minhas próprias histórias de amor", conta.

Sua paixão pela leitura começou na infância, ainda em Parelhas. "Tinha vontade de ler de tudo, placa de rua, panfleto, pedaço de papel. Tive a ajuda da professora e já naquela época, conheci os primeiros livros", disse.

Vindo morar em Parnamirim, cursou a Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Manoel Machado, no Parque Industrial. E nesta escola, encontrou as águas transformadoras do Rio de Leitura, tornando-se frequentadora da biblioteca escolar.

Atualmente, os seus filhos, que também recebem a educação na Escola Manoel Machado, também são incentivados a ler. "Hoje, Maria Clara faz mediação de leitura e eu fico com muito orgulho, lembrando de quando eu recolhia livros infantis do lixo para que ela pudesse ler", disse Lindiana, que faz parte do Clube de Mães Leitoras da escola.

Quando a produção do Fantástico saiu em busca de personagens para a sua matéria, chegou ao Rio de Leitura por meio do Instituto Pró-Livro, que tem sede no Rio de Janeiro. "Indicamos algumas das muitas histórias interessantes que temos envolvendo leitores no município e eles escolheram a de Dona Lindiana", disse Angélica Vitalino, assessora técnica do projeto.

Rio de Leitura
O projeto "Parnamirim, um rio que flui para o mar de leitura" existe desde 2010 com a missão de construir uma cidade de leitores. Foi eleito em dezembro passado como o melhor projeto de incentivo à leitura do país, pelo Instituto Pró-Livro, por meio da premiação Retratos da Leitura.

Sua atuação se dá por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, envolvendo 45 escolas da rede pública municipal, fortalecendo as bibliotecas escolares e as comunidades em torno da leitura, promovendo saraus, pit stops literários, Semana Municipal da Leitura, levando autores potiguares e de expressão nacional às escolas, capacitando mediadores de leitura e realizando dezenas de outras ações.

"Ver uma cidadã que encontrou no Rio de Leitura, impulso para transformar seu modo de ver a vida, estendendo essa visão transformadora que a leitura pode oferecer a seus filhos e netos, é motivo de orgulho para todos que participam projeto, que já vencedor de vários prêmios nacionais nesta área. É Fantástico!", encerrou a Secretária de Educação, Ana Lúcia Maciel.