15 março 2019

Tem início o ano letivo da Rede Municipal de Ensino

Iniciou nesta quinta-feira (14), o ano letivo da Rede Municipal de Ensino de Natal. A abertura oficial aconteceu na Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno, e contou com a presença do secretário interino de Educação, Carlos Santa Rosa D’Albuquerque Castim. A unidade de ensino tem hoje a melhor nota para os Anos Iniciais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e por isso foi escolhida este ano para sediar a abertura oficial das atividades letivas.

No contato com os estudantes, o secretário Carlos Castim falou da importância da educação, lembrando que também foi aluno da escola pública. “Eu fico muito feliz em participar deste momento junto com vocês, principalmente por registrar a presença dos pais aqui na escola”.

A diretora administrativa-financeiro da E. M. Prof. Carlos Bello Moreno, Louise Jar Pereira de Araújo Caldas falou dos fatores que levaram a escola a superar a meta estabelecida pelo IDEB para a unidade de ensino. “Acredito primordialmente no desejo da equipe em buscar essa nota, em buscar melhorais. Toda equipe da escola buscou estratégias pedagógicas para que a gente conseguisse caminhar nessa trilha. Os professores se empenharam, os alunos estudavam no contraturno para se apropriarem do conteúdo da Provinha Brasil. Trabalhamos até o modelo de gabarito”.

A professora de Educação Física, Tânia Cristina da Silva Carvalho está na escola há oito anos, e leciona em todas as turmas. Ela falou da satisfação de trabalhar na unidade de ensino. “A nossa escola tem um corpo docente muito comprometido. Eu me sinto muito orgulhosa de fazer parte dela”.

O aluno Samuel Levi Xavier Pessoa, tem 10 anos, e está matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental. Novato na escola ele conta da satisfação. “Eu achei muito legal essa escola, por causa das crianças, da quadra e da minha professora”.

A Rede Municipal de Ensino de Natal tem cerca de 57 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O calendário letivo de 2019 foi marcado para iniciar em 14 de março, em decorrência do final do ano letivo de 2018 que foi concluído apenas em 21 de janeiro deste ano, em consequência do movimento de greve deflagrado o ano passado. O calendário garante 200 dias letivos e 800 horas/hora.

Além da Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno, o secretário interino visitou a Escola Municipal Professor Antônio Campos e Silva e os Centros Municipais de Educação Infantil Padre João Perestrello e Galdina Barbosa Silveira Guimarães.