terça-feira, 19 de março de 2019

Vereadores de Natal realizam fiscalização em Unidades de Saúde

Resultado de imagem para Vereadores realizam fiscalização em Unidades de Saúde

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal esteve, na tarde desta segunda-feira (18), realizando vistorias nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Loteamento Jardim Progresso e do bairro Nova Descoberta, para analisar a situação dos postos de saúde. 
A ação faz parte das atividades da Comissão de Saúde e contou com a presença de moradores e funcionários das duas UBS´s. A primeira unidade visitada pela comissão foi a UBS localizada na Zona Norte da cidade, que com menos de um ano de funcionamento, continua sem oferecer atendimento médico à população e com a infraestrutura necessitando de reforço para garantir a segurança, conforme foi explanado pelos funcionários.
O presidente da Comissão de Saúde, vereador Fernando Lucena (PT), explicou que na Câmara, em audiência, o secretário Municipal de Saúde George Antunes, garantiu médico em 30 dias na UBS. O parlamentar disse estar atento e vai esperar esse prazo. “É um absurdo a falta de médico na UBS que está organizada e equipada, mas há um ano foi inaugurada e não tem médico, disse.
A Diretora da UBS Jardim Progresso, Sônia Dantas, explicou que a principal preocupação é a falta de médico. Hoje os moradores do Jardim Progresso estão sendo atendidos em outras unidades de saúde, como a localizada no Conjunto Mirassol. “Todos os consultórios estão prontos, mas não tem os profissionais para atender a população da região. Só vem médico aqui quando tem ação social promovida pela Secretaria de Saúde. Outro problema que enfrentamos é com as portas, pois, não há segurança nas portas de vidro, que são fáceis de abrir”, falou. 
O vereador Preto Aquino (Patriota) apontou que os médicos não querem atender em comunidades distantes, porém é preciso que a Secretaria de Saúde direcione os profissionais aprovados em concurso para essas regiões.  
“Averiguamos como está funcionando essa UBS, na Câmara vamos levar para a pauta as demandas desta UBS, pois, trata-se de uma localidade carente e que precisa de atenção da Secretaria”, apontou o vereador Franklin Capistrano (PSB).