05 abril 2019

Campanha contra a influenza e multivacinação começa no dia 10 de abril em Parnamirim


A campanha de vacinação contra a gripe influenza começa na próxima quarta-feira (10) e segue até o dia 31 de maio. Para alinhar todas as informações sobre objetivos, população-alvo e grupos prioritários, foi realizada uma reunião no auditório Clênio José dos Santos, no Centro Administrativo. O Dia D de vacinação será realizado no dia 4 de maio.
De acordo com Nicelha Guedes, responsável técnico pela imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), a novidade deste ano é que além de focar no combate à influenza, a campanha também vai realizar a multivacinação, aplicando as diversas vacinas para as crianças que estiverem com o cartão de vacinas atrasado.
Além disso a campanha vai trazer outra novidade. Nos dez primeiros dias da vacinação, do dia 10 ao dia 19 de abril, serão vacinados somente crianças, gestantes e mulheres no pós-parto. Os demais grupos devem se dirigir a uma unidade de saúde a partir do dia 22. 
Os demais grupos prioritários são: idosos, professores, profissionais da saúde e os doentes crônicos, que são aqueles pacientes que tem doenças cardíacas, diabetes, doenças respiratórias graves.
A técnica da sesad explica que no caso desses pacientes, eles precisam levar uma prescrição médica dizendo por que eles precisam tomar a vacina. Já pacientes com diabetes, hipertensão, hanseníase ou tuberculose que são cadastradas nos programas das unidades básicas de saúde não precisam levar prescrição.