16 abril 2019

CMEI faz parceria com UBS de Mirassol e realiza vacinação nesta terça (16)


A Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza 2019 começou na última quarta-feira (10) e recebe todo esforço da rede pública e seus agentes para atingir os melhores resultados. Tanto que algumas iniciativas começam a surgir em locais de grande risco da proliferação da gripe, como unidades de ensino. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vilma Teixeira Dutra, localizado em Mirassol, por exemplo, renova parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro e promove, nesta terça-feira (16), a imunização dos seus estudantes. 
A vacinação no CMEI acontecerá no turno matutino, das 10h às 11h, e no turno vespertino, das 16h às 17h. As crianças, contudo, devem estar acompanhadas dos pais e com seus cartões de vacina em mãos. Segundo a diretora pedagógica, Sylvana Urçula, o objetivo maior dessas ações na unidade é estabelecer um vínculo interdisciplinar, garantindo o princípio da integralidade. Desta forma, as ações buscam uma interação entre a educação e a saúde.
A gestora observa que assim focam na prevenção e na promoção da saúde, para atender as necessidades individuais e coletivas dos alunos e da comunidade escolar, além de considerar as dimensões biológicas, culturais e sociais que estes cidadãos estão inseridos. Sylvana menciona ações que já foram feitas no espaço da escola. “Nós temos essa parceria há alguns anos. São realizados, desde aplicação de vitamina A, palestras frequentes sobre prevenções de doenças e alimentação saudável e atendimento pediátrico, e, agora, também vacinação contra a gripe para prevenir que alunos sejam infectados”, comentou.