05 abril 2019

ITEP atinge marca de 5.500 exames periciais no primeiro trimestre no RN

Resultado de imagem para exames periciais

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN) realizou, nos três primeiros meses do ano, 5.500 exames periciais nas áreas de Criminalística e Medicina Legal, subsidiando provas materiais para inquéritos policiais e demandas judiciárias no combate à criminalidade e no apoio à Justiça.
Os números obtidos no Sistema Integrado de Gestão de Perícias (SIGEP), que gerencia todas as demandas de perícia solicitadas ao ITEP-RN, contemplam exames em locais de crime, laboratoriais, DNA, toxicologia, traumatologia, necroscópicos, balística, papiloscopia, identificação veicular, psicologia e psiquiatria forense, entre outros. 
O diretor geral do ITEP-RN, Marcos Brandão, destaca que a alta produtividade se deve a um conjunto de fatores. “Com o incremento de 165 novos servidores do último concurso qualificamos nosso quadro técnico e tivemos maior produtividade, além da padronização dos laudos por meio do SIGEP, o funcionamento da nova regional em Pau dos Ferros, e principalmente, do serviço de perícia criminal e medicina legal funcionando 24 horas em todas as unidades do ITEP-RN”, enfatizou Marcos Brandão.
Atualmente o ITEP-RN conta além da sede em Natal com unidades regionais nas cidades de: Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.
No primeiro trimestre, o ITEP-RN também iniciou a coleta de DNA de apenados para alimentar o banco de perfis genéticos nacional e atuar no combate à criminalidade. Até o final do ano, a meta é que 900 apenados do sistema prisional tenham código genético cadastrado.