25 abril 2019

Sete mil carteiras de trabalho no RN aguardam retirada

Resultado de imagem para Sete mil carteiras de trabalho aguardam retirada

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento essencial e obrigatório para todos os trabalhadores brasileiros que pretendem exercer alguma atividade formal. Com ela, o trabalhador registra todo seu histórico profissional, além de informações sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), férias, alterações de cargos e salários, entre outras.

Apesar de toda sua importância para o mercado de trabalho, muitas pessoas acabam não retornando aos postos de atendimento das Centrais do Cidadão para retirar o documento, situação que gerou um estoque de 7 mil carteiras paradas, esperando a retirada pelo cidadão. Os documentos, que possuem ano de expedição entre 2000 a 2009, encontram-se nas Centrais do Cidadão e na Coordenação de Atendimento ao Cidadão (Codaci), localizada no prédio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas).

Para retirar o documento, o cidadão deve comparecer na unidade da Central do Cidadão, onde foi solicitada a carteira, e apresentar documento de identificação com foto. É recomendável que, antes de comparecer às Centrais, seja solicitado informações sobre o local de busca à Codaci, por meio do e-mail codacisethas@rn.gov.br ou pelo telefone 98601-8009.

Aqueles que não possuem o documento podem procurar as Centrais do Cidadão em seis municípios: Natal (Unidades da Zona Norte e do Via Direta); Alexandria; Apodi; Ceará-Mirim; João Câmara e São José do Mipibu. No momento, é necessária a presença do titular, portando RG, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento (original), CPF e Certidão de Residência. A CTPS pode ser feita por todos os brasileiros ou estrangeiros residentes acima dos 14 anos.