08 abril 2019

Tomar uma garrafa de vinho por semana é tão prejudicial quanto fumar 10 cigarros

Foto: Getty
Para as mulheres, tomar uma garrafa de vinho por semana eleva o risco de câncer, igual a fumar dez cigarros no mesmo período, segundo um novo estudo. Para os homens, uma garrafa aumenta o risco equivalente a fumar cinco cigarros por semana.

Os autores do estudo explicaram que as mulheres são mais vulneráveis devido a um risco maior de câncer de mama derivado do consumo de álcool.

A pesquisa, realizada pela Fundação NHS do hospital universitário de Southampton NHS Foundation Trust, Universidade de Bangor e Universidade de Southampton, todos no Reino Unido, e publicada na revista BMC Public Health, descobriu que em homens que nunca fumaram na vida, o risco de câncer por tomar uma garrafa de vinho por semana é de 1%.
Para as mulheres não fumantes o risco é aproximadamente 50% maior, com um aumento do risco de câncer de 1,4%. Isso significa que a cada 1000 pessoas, 14 desenvolveriam a doença.
“Foi comprovado que o consumo excessivo de álcool está vinculado ao câncer de boca, garganta, cordas vocais, laringe, esôfago, fígado e mama. No entanto, se o compararmos com o tabaco, este risco ainda não é compreendido pelo público em geral”, explicou a médica Theresa Hydes, uma das autoras do estudo.
Não é recomendável que homens e mulheres consumam mais de 14 unidades de álcool por semana, menos de uma garrafa e meia de vinho, depois que experimentos concluíram que ingerir bebidas alcoólicas aumenta o risco de câncer.
com informações de yahoonotícias