15 maio 2019

Dia 19 é o Dia D da Doação de Leite Humano, participe da campanha

Resultado de imagem para aleitamento materno


O Rio Grande do Norte, assim como todos os estados do país, participa da campanha “Doe leite materno, alimente a vida”. A mobilização acontece em torno da data 19 de maio, "Dia Nacional de Doação de Leite Humano", instituído pela Lei 13.227, de 2015.

A campanha visa conscientizar a população sobre a importância da doação de leite materno, alimento insubstituível para bebês e essencial para salvar a vida de recém-nascidos hospitalizados.

Além de estimular a doação do leite materno, a campanha incentiva os debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano e a divulgação dos bancos de leite humano.

Os bancos de leite fornecem leite para as UTI’s Neonatal de Natal, além do Hospital Ana Bezerra, em Santa Cruz. Fornecer e pasteurizam leite para algumas UTI’s Neo de unidades privadas. A demanda é sempre muito grande e os bancos não conseguem atender a necessidade diária, por isso a importância de realizar campanhas constantes para incentivar a doação.

Onde doar

O Rio Grande do Norte possui três bancos de leite em Natal, um em Parnamirim, um em Mossoró e um em Caicó. Nos bancos o leite doado passa por todo o processo necessário para poder ser oferecido aos bebês. Mas não apenas os bancos de leite recebem doações. Há também os postos de coleta, disponíveis para receber o leite e enviar aos bancos para processamento.

BANCOS DE LEITE

Natal:
 - Hospital Coronel Pedro Germano (Hospital da PM)
- Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina)
- Maternidade Escola Januário Cicco
Parnamirim:
- Hospital Maternidade do Divino Amor
Mossoró:
-  Centro de Saúde Reprodutiva de Mossoró
Caicó:
- Hospital Regional do Seridó

POSTOS DE COLETA
Natal:
- Posto de Coleta da Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto
-  Posto de Coleta Cantinho do Peito (bairro Felipe Camarão)
- Posto de Coleta Maternidade Leide Morais
Santa Cruz:
-  Posto de Coleta Hospital Universitário Ana Bezerra
Mossoró:
-  Posto de Coleta Maternidade Almeida Castro