26 maio 2019

SESDEM promove blitz educativa na Praça Paz de Deus em Parnamirim


Uma ação educativa do Maio Amarelo foi realizada na Praça Paz de Deus, no Centro,  pela Secretaria de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (SESDEM) em parceria com a SESAD, SESAP, Detran e CBTU. Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, a intenção é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
As equipes fizeram blitz educativa, panfletagem, abordagem de pedestres e motoristas. Lorrayne Vieira Silva, responsável técnica do Núcleo de Violência e Acidentes  falou sobre o Programa Vida no Trânsito da Secretaria Estadual de Saúde. 
“Queremos trazer para Parnamirim esse programa para sensibilizar a sociedade para essa questão tão preocupante”, disse a técnica, informando que de acordo com o sistema de monitoramento da Sesap ocorreram  639 óbitos no ano de 2016 e em 2017 foram registrados 608 mortes. No ano passado aconteceram 536 mortes no Rio Grande do Norte.
Em termos de acidentes, foram registrados no Estado potiguar 11.809 em 2017 e 10.426 no ano passado. Para alertar sobre esses altos índices é que a SESDEM reuniu sua equipe e elaborou ações que integram o Maio Amarelo. Da Coordenação de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran vieram Ana Costa e Evany da Costa. “Estamos aqui para junto com a Prefeitura de Parnamirim advertir para esse alto índice de acidentes. Temos que nos mobilizar para educar e reduzir essas mortes no trânsito”, disse Ana Costa.
A equipe da Estratégia da Saúde do Centro também esteve presente com a verificação de pressão arterial, orientações e dinâmicas sobre trânsito.