sábado, 29 de junho de 2019

PM de SP tem primeira mulher no comando do helicóptero Águia

Mayara Tanaka, recém-promovida a comandante, está há 14 na PM

Mayara Tanaka, de 31 anos, se tornou a primeira mulher comandante de aeronaves nos 35 anos de existência do CAV (Comando de Aviação de Policia Militar), setor da PM responsável pelas operações dos helicópteros Águia, que atua em operações policiais e de salvamento e resgate no Estado de São Paulo.

A recém-promovida a comandante entrou na Polícia Militar há 14 anos e desde 2013 já era piloto de um dos helicópteros da PM na base de Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Sua aprovação como piloto de helicópteros da corporação chegou a ser registrada por uma série de televisão sobre o trabalho do grupamento aéreo em São Paulo.

"Uma mulher ocupar a posição de comandante ainda é motivo de estranhamento. Sou muito grata pelo reconhecimento de todos, mas desejo que no futuro uma mulher que escolha ser comandante, piloto, diretora, motorista ou jogadora de futebol não seja motivo de comemoração pelo fato de ser mulher, mas porque, assim como os demais, trabalhou, se dedicou e conquistou aquilo que desejava", afirmou a comandante Tanaka, em suas redes sociais, comemorando a promoção.
Mayara Tanaka, de 31 anos, se tornou a primeira mulher comandante de aeronaves
Foto: Edu Garcia/R7
Para assumir o posto de comandante, Mayara passou por uma série de treinamentos e testes relacionados ao comando de voo e a tomada de decisões, fundamentais para a função.
O Grupamento de Radio Patrulha Aérea “João Negrão” existe há 35 anos e possui cerca de 30 helicópteros e cinco aviões espalhados em 11 bases que, além das missões de resgate e operações policiais, atuam no transporte de órgãos para transplantes, combate a incêndios e coordenação e apoio de situações de emergência no Estado de São Paulo.
com informações de R7.com