06 junho 2019

Prefeitura do Natal inaugura sede própria do CMEI Professor Antônio Gurgel nesta sexta

Com o intuito de investir em Educação Básica de qualidade e melhorar as condições de ensino para as crianças e adolescentes, o prefeito Álvaro Dias tem demonstrado prioridade na Educação da Rede Municipal. A Prefeitura do Natal inaugura, nesta sexta-feira (07), a sede própria do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Antônio Gurgel de Medeiros. A solenidade acontecerá às 16h na Rua Alto Paraná, s/n, Conjunto Santarém, no bairro Potengi, zona Norte da capital. A unidade de ensino funcionava até então em um imóvel cedido pelo Governo do Estado.

O CMEI Professor Antônio Gurgel de Medeiros possuía 180 crianças matriculadas em 2018, no prédio antigo, e agora tem 212 crianças matriculadas para o ano letivo 2019. Porém, com a entrega do prédio novo, a unidade tem capacidade de atendimento para até 452 crianças, mais que o dobro da anterior. Funcionando com turmas dos níveis I ao IV da Educação Infantil, em horário parcial das 7h às 11h e das 13h às 17h, as aulas já tiveram início no dia 27 de maio.

A nova estrutura física do CMEI conta com 10 salas de aula, hall, secretaria, sala dos professores, direção, almoxarifado, sala multiuso, lactário, fraldários, espaço de amamentação, solários, refeitório, cozinha, despensa, copa funcionários, varanda de serviço, pátio de serviço, central de gás, depósito de lixo orgânico e reciclável, lavanderia, rouparia, depósito de material de limpeza e pátio coberto.

Também foram construídos banheiros infantis e adultos: masculinos e femininos e vestiários, banheiros adaptados para pessoas com deficiência ou pouca mobilidade e sanitários para portadores de necessidades especiais infantil. Na área externa, estão: o playground, jardins, castelo d’água, área de estacionamento e uma guarita.

A obra foi executada pela empresa Arko Engenharia, com recursos federais e investimentos de aproximadamente 2 milhões de reais. O novo prédio, com padrão Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e obra do Proinfância Tipo 1, também teve toda a parte de acessibilidade construída.

A unidade de ensino vai contar com 13 professores, 02 coordenadores pedagógicos, estagiários, 05 auxiliares de serviços gerais, 02 assistentes de secretariado, 02 merendeiras, 02 auxiliares de cozinha, 04 porteiros diurnos e 04 porteiros noturnos. A unidade é administrada pelas professoras Fabiana da Silva Pereira (gestora pedagógica) e Janaína Maria da Conceição Silveira (gestora administrativa).

As novas instalações do CMEI Antônio Gurgel possuem uma estrutura moderna e preparada para atender as necessidades da Educação Infantil, com espaços amplos, equipados com materiais pedagógicos e funcionais específicos para a realização das atividades e mobiliário próprio para a faixa etária atendida, dos 2 anos aos 5 anos e 11 meses.