21 junho 2019

Projeto “Parque da Fortaleza dos Reis Magos” custará R$ 15 milhões


Foi apresentado no Auditório da Governadoria, no Centro Administrativo do RN, o Projeto Conceitual do Parque da Fortaleza dos Reis Magos, de autoria do arquiteto Haroldo Maranhão.

Estiveram presentes autoridades civis e politicas, entre elas, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra e o prefeito do Natal, Álvaro Dias.

Se aprovado, o projeto Parque da Fortaleza dos Reis Magos deverá ser executado via programa PAC das Cidades Históricas, com sobra de verbas - na ordem de R$ 15 milhões, conforme sinalizado pelo IPHAN - das obras de recuperação da Pinacoteca, EDTAM, praças históricas etc.

O Governo do Estado precisa estar em comum acordo com as Forças Armadas, com a SPU (Secretaria de Patrimônio da União) e com a Prefeitura do Natal no que se refere às intervenções em áreas geridas por estes entes.

O projeto do Parque da Fortaleza consiste em duas etapas, a primeira é o tratamento urbanístico e paisagístico do entorno da Fortaleza e a segunda etapa deste projeto diz respeito à criação de ciclovias e passeios que conectarão desde a praia de Ponta Negra até o Centro Histórico de Natal, nos bairros de Ribeira e Cidade Alta, tendo a Fortaleza dos Reis Magos e o Parque da Fortaleza como pontos centrais do percurso.


No projeto, o Parque da Fortaleza dos Reis Magos conta com:

· Mirante para a Fortaleza dos Reis Magos
· Pavilhão que abrigará o Jardim de Esculturas
· Quiosques de artesanato
· Centro de informações turísticas
· Posto policial
· Passagem de veículo leve para proporcionar o acesso de pessoas com dificuldades de mobilidade
· Praça de eventos, que será batizada como Praça dos Potiguares
· Playground
· Banheiros
· Práticas de esportes como: futebol de areia, futevôlei, vôlei de praia, escalada, roda de capoeira e     skate park
· Estacionamento com previsão de 900 vagas