06 julho 2019

Guamaré com índice zero de homicídios no primeiro semestre de 2019


O relatório referente ao primeiro semestre de 2019 sobre os casos de violência e criminalidade, produzido e apresentado pela Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), traz um dado positivo para o município de Guamaré: a cidade zerou a estatística de violência, sem registrar  homicídios nos últimos 180 dias.
Os dados refletem muito mais do que os resultados da atuação conjunta das forças de segurança do município- Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, que conta com total apoio da Prefeitura de Guamaré. Segundo o delegado de Polícia Civil aposentado e Secretário de Segurança, Defesa Social e Patrimonial do município, Claiton Pinho, esses números são uma projeção das políticas públicas desenvolvidas no município, nos mais diversos setores do governo municipal.
Segurança nas ruas
Hoje, a segurança é visível nas ruas de Guamaré, nas comunidades e nos distritos. A diminuição na estatística de crimes, envolvendo jovens é um fator considerável para esse novo clima que toma conta da cidade de pouco mais de 15 mil habitantes, onde o acesso às políticas públicas acontece já na primeira infância.
Para o Secretário de Segurança, Claiton Pinho, nenhuma das ações de segurança traria resultados, se a cidade não tivesse bons serviços públicos e ótimos índices na saúde, assistência social e na educação, por exemplo. No ano passado, a Fiocruz Pernambuco e o Conselho Federal de Medicina atestaram que Guamaré se destaca com posição privilegiada, no ranking nacional de investimento por habitante em saúde pública.
Para o prefeito Adriano Diógenes, que antes de assumir a chefia do Executivo, era Secretário de Saúde no município, o desafio é grande, mas com a colaboração e o espírito de servir da equipe de governo, associada à adesão da população aos programas da prefeitura, nas mais diversas áreas, tem sido possível avançar para melhorar os indicadores sociais do município.