31 julho 2019

Conheça mais sobre o Herbário Parque das Dunas


O herbário, localizado no Centro de Pesquisa do Parque Estadual, é uma coleção de plantas secas que, atualmente, guarda cerca de 350 amostras botânicas (exsicatas). Os herbários são importantes fontes de consultas para pesquisadores da área da botânica, e além disso, as coleções botânicas apresentam realidades, a exemplo da perda da diversidade ambiental, que servem como base para a elaboração de políticas para o desenvolvimento sustentável e para a preservação do meio ambiente.

A coleção botânica do Herbário Parque das Dunas (RN) passou a integrar o banco de dados on-line do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JABOT). Um sistema de gerenciamento de coleções científicas depositadas em importantes herbários brasileiros que tem como principal objetivo contribuir com a divulgação científica de dados das espécies de plantas coletadas por região. 


Uma conquista para o Rio Grande do Norte, Gestores de Unidades de Conservação, Estudantes, Pesquisadores e para toda Comunidade Científica. Em março de 2018, o Herbário Parque das Dunas também foi reconhecido internacionalmente pelo Index Herbariorum, sistema informatizado do The New York Botanical Garden.


A coleção do herbário está disponível para visitas de terça a sexta, das 8h às 14h. Os pesquisadores que desejarem fazer consultas podem entrar em contato com a equipe através do e-mail: parquedasdunas@rn.gov.br.