31 julho 2019

Mossoró recebe I Encontro Regional do Programa Saúde na Escola


Cerca de 70 profissionais das áreas da Saúde e Educação estiveram reunidos, na última quinta-feira (25) no I Encontro Regional do Programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa cujo objetivo foi discutir as possibilidades de integração dessas duas áreas em ambiente escolar. Sediado na 2ª Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap), em Mossoró (RN), o evento trata-se de uma ação promovida pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). 


Em sua programação, o evento debateu temas e projetos relativos a saúde no âmbito educacional, como o Educação e Vigilância Sanitária (Educansiva), programa educativo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o NutriSUS, iniciativa que visa prevenir transtornos alimentares na infância, e o Programa Crescer Saudável, voltado a prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil. Além disso, o encontro também discutiu a integração de tais inciativas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 


Somando-se aos participantes citados, que compõem o Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M), o evento foi prestigiado por representantes das Diretorias Regionais de Educação e Cultura (Direcs) e das Diretorias Regionais de Alimentação Escolar (DRAEs) dos municípios de Mossoró, Apodi, Assú e Angicos. 


Além deste primeiro momento, estão previstos mais quatro Encontros Regionais a serem realizados entre os meses de agosto e setembro deste ano. Nesses casos, as reuniões acontecerão nos municípios de Natal, Caicó, Santa Cruz e Pau dos Ferros e terão por objetivo dar continuidade, e repassar, a esses municípios, os debates e resultados levando no I Encontro.