30 julho 2019

Prefeitura define Plano de Contingenciamento de Desastres


A Prefeitura do Natal está finalizando um Plano de Contingenciamento que define em detalhes a atuação do município e órgãos parceiros no caso de ocorrência de desastres naturais na cidade. Hoje, foi apresentada pela secretaria de Defesa Social a versão final do plano durante reunião de diversas secretarias. Agora o documento irá passar por uma revisão final e pela correção de alguns dados para poder ser publicado e lançado oficialmente pelo prefeito Álvaro Dias.

“O plano é uma forma de sistematizar o planejamento para atuação durante adversidades que afetem as atividades normais da cidade, visando promover a organização de procedimentos e responsabilidades, com objetivo de orientar as ações durante um evento indesejado, com informações detalhadas sobre as características de cada área e os procedimentos padrões que devem ser acionados de maneira sequencial, no intuito de resolver ou minimizar situações de crise”, explicou o secretário Paulo Cesar Medeiros que coordenou a reunião hoje no gabinete do prefeito.

No Plano de Contingenciamento são definidas as responsabilidades e protocolos de atuação nas fases que antecedem a detecção da possibilidade de uma desastre como a aproximação de uma tempestade ou a previsão de uma precipitação pluviométrica acima do normal, até ações a serem executadas em caso de efetivamente ocorrerem acidentes e as atitudes a serem tomadas após o evento no atendimento das vítimas e recomposição de áreas afetadas.

“No documento ficam definidas as responsabilidades de cada pessoa, desde o prefeito a quem cabe eventualmente decretar estado de calamidade ou de emergência, até a ação de secretaria com pessoal e equipamentos a serem mobilizados e as formas de interação com instituições que sempre atuam nesses casos como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Forças Armadas, Cosern, Caern, Cruz Vermelha entre outras”, explica a secretária Sheila Freitas, da Defesa Social.