quarta-feira, 31 de julho de 2019

Saúde organiza a Semana do Aleitamento Materno


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), está organizando a Semana Mundial de Aleitamento Materno, com o tema “Empoderar as famílias para facilitar a amamentação”, de 2 a 7 de agosto de 2019. Serão diversas palestras acontecendo nos auditórios da Unifacex, SAMU Natal, UNP da Floriano Peixoto e IFRN da zona Norte. 
 
Os encontros abordarão sobre: proteção social parental equitativa em todas suas formas; importância do aleitamento materno e o papel dos ACS e ACE na promoção da amamentação; orientação sobre alimentação complementar; transmissão vertical (TV na gestação e puerpério, prevenção da TV da sífilis e hepatites virais); além de debates sobre as temáticas apresentadas. 

“É um encontro para a capacitação dos Agente Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Controle de Endemias (ACE) recém convocados no concurso público da SMS. Além de capacitar os profissionais envolvidos, com o objetivo de dar visibilidade e fortalecer a prática do aleitamento como um direito de todas as mães e bebês”, destacou Isabel Lima, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno da SMS. 

A Semana Mundial de Aleitamento Materno é uma importante ferramenta de visibilidade social para a promoção do aleitamento. Em 2019 a WABA, Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, destaca a importância da proteção social parental como uma estratégia de auxílio às mulheres para o sucesso do aleitamento materno exclusivo.