24 julho 2019

SELIM leva consciência ambiental para alunos do CMEI Tio Hermes



Fomentar uma consciência ambiental. Este foi o objetivo de uma ação realizada por alunos do Centro Infantil Tio Hermes, localizado no bairro de Nova Esperança, em parceria com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Selim). 

Na oportunidade, crianças do nível 5D, receberam a visita de representantes da secretaria e de garis, que orientaram sobre a importância da coleta e destinação adequada do lixo.

A professora Geruza Sarmento explica que a partir de 2018, o CMEI Tio Hermes passou a fazer parte da rede de escolas associadas da Unesco (PEA), que em 2019 está abordando como tema a cultura indígena.

Segundo ela, cada turma ficou responsável por abordar um aspecto da cultura desses povos. No caso da turma do nível 5D, as crianças demonstraram interesse na relação entre os índios e a natureza, em especial o afeto que os índios têm pela natureza.

A partir desse projeto, surgiu a atividade intitulada ‘Aprendendo a cuidar da natureza com os índios’. Os elementos da cultura indígena refletem em preservação a sustentabilidade, e para trabalhar esses conceitos no contexto da educação infantil partimos da ideia do consumo consciente a partir de temas como a importância da água, das árvores e do descarte correto do lixo”, disse a professora.

Na oportunidade, Rárika Bastos, assessora técnica da Selim conversou com os alunos e levou orientações sobre a coleta de lixo. “É muito importante estarmos reunidos aqui com as crianças, permitindo que elas se tornem multiplicadores dessa consciência ambiental”, disse. 

Ainda durante a atividade, garis da Selim explicaram o trabalho desenvolvido por eles e como funciona o caminhão coletor dos resíduos.