12 julho 2019

Telecentro proporciona inclusão digital e interação entre idosos


Parnamirim foi contemplada, graças ao Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável, juntamente com outras quatro cidades do País. Katia Cristina, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação e Regularização Fundiária (SEMAS), esteve presente na aula desta quinta-feira (11), deu boas-vindas aos idosos e falou da importância do programa.

Com sucesso na procura, as vagas se esgotaram rapidamente. Ao todo são 64 idosos matriculados no programa e as aulas acontecem de segunda à sexta-feira, com turmas pela manhã e tarde. Thiago Fernandes, articulador municipal do programa, destacou que apesar do pioneirismo, o programa já supera as expectativas.
Animação e integração não faltam nas aulas, que também proporcionam o surgimento de novas amizades e até mesmo reencontros. Foi o caso de José Felipe, de 77 anos e José Maria, de 78. Os dois estudaram juntos na adolescência e após 51 anos se reencontraram no programa.

Diante do entusiasmo e relacionamento entre os alunos, o professor Emanuel Ernane expressou gratidão em contribuir com o Telecentro. “Para mim é um privilégio trabalhar com os idosos. É muito gratificante passar o conhecimento que tenho para eles, inclusive, eles também me repassam o feedback. 

Quando aconteceram as reuniões na primeira semana, já percebi a empolgação e união deles. Agora que eles começaram a usar o computador, aí é que a animação está a mil”. O Telecentro funciona no CREAS, que fica localizado na Rua Aspirante Santos, 239, no bairro de Santos Reis, próximo à delegacia da Mulher.