06 agosto 2019

SMS capacita agentes durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno


Importante ferramenta de visibilidade social para a promoção da amamentação, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) começou na última sexta-feira em Natal e segue até esta quarta-feira (07).  A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), estão promovendo encontros para capacitação dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes comunitários de endemias (ACE) recém convocados no concurso público da SMS.  


Nestes encontros são discutidos a contextualização da SMAM, além de diálogos sobre a proteção parental equitativa em todas as suas formas, a importância do aleitamento materno, importância dos ACSs e ACEs na promoção da amamentação, orientações sobre alimentação complementar, aula sobre transmissões verticais na gestação e no puerpério (prevenção da transmissão da sífilis, HIV e Hepatites Virais), entre muitos outros assuntos sobre a temática.  
 

Após passar pelos Distritos Sanitários (DS) Leste, Sul, Oeste e Norte I, a Semana do Aleitamento Materno  encerra nesta quarta, no IFRN da zona Norte, com os profissionais do DS Norte II a partir das 8h. 


Na quinta-feira (08), será realizado segundo módulo do curso de aperfeiçoamento em saúde integral da criança, na UNP da Roberto Freire. Além de capacitar os profissionais envolvidos, o encontro tem o objetivo de dar visibilidade e fortalecer a prática do aleitamento como um direito de todas as mães e bebês.