29 setembro 2019

Hospital Municipal de Guamaré vai receber raio-x digital


Em mais algumas semanas, o cidadão que precisar fazer raio-x no Pronto Atendimento do Hospital Manoel Lucas de Miranda em Guamaré vai contar com o primeiro equipamento de raio x digital da rede pública do município.

Segundo informação da Secretaria Municipal de Saúde, o aparelho será instalado em mais 15 dias. Para a implantação do novo serviço, a sala de raio-x ficará interditada para reforma nesse período, havendo necessidade de remoção dos pacientes para o município de Macau, através de uma parceria com a prefeitura da cidade vizinha.

Vantagens

A radiologia digital possui muitas vantagens em relação ao sistema convencional. Algumas dessas vantagens são: os exames ficam com mais definição, nitidez, contraste e possuem maior diferenciação de densidade; os pacientes e radiologistas ficam menos expostos a agentes prejudiciais à saúde e os exames ficam prontos imediatamente.
Novo fluxo do serviço
Com a alteração nos serviços de raio-x, a Secretaria Municipal de Saúde informa o novo fluxo de pacientes.
FLUXO RAIO X – Guamaré/Macau
Definição: Segunda à Sexta, apenas urgências e emergências. Aos sábados serão atendidas as marcações eletivas, via Unidades Básicas.
Fluxo Transporte
Segunda-feira à sexta-feira: veículo Gol 04 lugares.
1º viagem (Guamaré/Macau) às 08h
2° viagem (Guamaré/Macau) às 10h
3º viagem (Guamaré/Macau) às 13h
4º viagem (Guamaré/Macau) às 16h
A Secretaria de Saúde informa ainda que será um veículo por  horário, com capacidade para quatro pacientes.
Sábado: Veículo Van 14 Lugares.
1º viagem (Guamaré/Macau) às 07h
2º viagem (Guamaré/Macau) às 13h
Sairá uma Van por horário, com capacidade para quatorze pacientes. O custo com insumos e dos técnicos para a prestação do serviço de raio-x será de responsabilidade da Prefeitura de Guamaré.