segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Paredão de som é apreendido durante ação da Guarda Municipal



Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) e policiais militares apreenderam um paredão de som automotivo que estava ligada em área pública na Rua dos Transmissores, no Bairro Nordeste. O equipamento estava instalado em um veículo modelo Fiat Adventure que se encontrava animando uma festa que acontecia sem licença dos órgãos ambientais competentes.


De acordo com informações repassadas pela coordenadora do Gaam/GMN, Francineide Maria, durante a abordagem as pessoas que estavam no local foi identificado um foragido da justiça que foi detido e conduzido a Delegacia pelos policiais militares que apoiavam a ação. “Apesar de serem intensificados o patrulhamento efetuados, ainda assim é registrada uma grande incidência de equipamentos acionados e um número elevado de chamados via Ciosp. Isso se dá não pela ausência de ações e sim pelo número de reincidentes.”, comentou a coordenadora do Gaam/GMN.



No caso dos paredões de som, além de Lei Federal que prevê crime ambiental, o artigo 3º da Lei municipal nº 6.246, sancionada em 20 de maio de 2011 em Natal, versa sobre a proibição do funcionamento dos paredões de som nas vias, praças, praias e demais logradouros públicos do município de Natal e define “paredão de som” como “todo e qualquer equipamento de som automotivo rebocado, instalado ou acoplado nos porta-malas ou sobre a carroceria dos veículos”.


O cidadão pode denunciar o uso irregular de paredões de som ligando para o telefone 190 do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) que as viaturas do Grupamento de Ação Ambiental da GMN serão acionadas para averiguar a denúncia. A denúncia pode ser feita também pelo 181 (Disk Denúncia- Polícia Civil) ou 3616-9829 (Ouvidoria da Semurb).