10 setembro 2019

Prefeitura de Parnamirim é destaque em tecnologia na Campus Party Goiás


A Prefeitura de Parnamirim foi destaque na Campus Party Goiás, realizada em Goiânia, no último final de semana. Na ocasião, o Secretário do Grupo de Ciência, Tecnologia da Informação e Inovação (GCTI), Dario Medeiros apresentou palestra com tema: Parnamirim, cidade espacial, digital, inteligente e humana, como um investimento menor que tres milhões se transforma em mais de vinte?.

A palestra, que foi apresentada dentro do Fórum Nacional de Software livre, que ocorreu dentro da programação da CPGoiás. De acordo com Dario, a palestra abordou como o município tem gerado mais de R$ 6 milhões em economia somente com a utilização de softwares livres. "O convite para a cidade de Parnamirim participar do furum, se deu justamente pelas inciativas exitosas que temos, utilizando Software Livre ao longo dos últimos anos que tem despertado interesse da comunidade e entusiastas do assunto. Seguramente já somos referência no Brasil". Destacou Dario.

 “Os Participantes da palestra ficaram impressionados com o trabalho desenvolvido pelo município, não só na temática de utilização de software livre mas, em todo o trabalho desenvolvido como: rede giga parnamiirm, mais de 30 mil metros de fibra ótica, projeto Parnamirim+Segura (Centro de Operações Integradas - COI e monitiramento inteligente através de câmeras de segurança). 

Parnamirim foi destaque ainda, no palco principal, por ocasião do lançamento do Projeto Include no Estado de Goiás. Dario destacou a instalação do primeiro laboratório tecnológico Include do Rio Grande do Norte, no município, inagurado durante a Campus Party Natal, desenvolvido em parceria com o Instituto Campus Party. 

O equipamento tem como objetivo fomentar o desenvolvimento tecnológico e social, através de cursos de formação voltados para jovens até 18 anos.