19 setembro 2019

Unidade de Saúde de Lagoa Seca realiza mutirão para implantação da Caderneta do Idoso


A Unidade Básica de Saúde de Lagoa Seca, localizada no Distrito Sanitário Leste, realizou esta semana um mutirão para adesão e orientação sobre a Caderneta do Idoso e ficha espelho. Durante a ação, mais de 60 idosos adotaram a Caderneta.  


Antes do mutirão, o médico da Unidade fez uma palestra mostrando a importância da Caderneta do Idoso. Nela, consta todos os dados referentes à saúde do idoso.  


A Caderneta permite o registro e o acompanhamento de informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, sobre suas condições de saúde e seus hábitos de vida, identificando suas vulnerabilidades, além de ofertar orientações para seu autocuidado.  


De acordo com a diretora da UBS de Lagoa Seca, Nelma Santos, é um documento disponibilizado pelo Ministério da Saúde, como parte de uma estratégia para o acompanhamento da saúde da população idosa. “É um instrumento para o acompanhamento da saúde de nossa população idosa. É um documento que a pessoa idosa deve carregar sempre consigo”. 


A adoção da Caderneta faz parte dessa implementação como estratégia para que profissionais e usuários (pessoas idosas, seus cuidadores e familiares) se habituem a utilizá-la rotineiramente e nas campanhas de vacina e todas vezes que procurar um serviço de saúde.