24 outubro 2019

ITEP realiza I Seminário para discutir suicídios na mesorregião Oeste do RN


A Subcoordenadoria do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP) de Mossoró realizou nesta quinta-feira (24), às 10h, no auditório da II Unidade Regional de Saúde (II Ursap), o I Seminário para discutir suicídios na mesorregião Oeste do RN, direcionado aos agentes de segurança pública, profissionais de saúde e profissionais da ação social.

O evento foi coordenado pela subcoordenadora do ITEP Regional de Mossoró, Wberlhane Pereira. A gerente da II Ursap, Emiliana Bezerra Cavalcanti, foi representada pelo coordenador da Política Nacional de Humanização (PNH), Erialdo Rebouças.

O seminário teve início com a apresentação da pesquisa “Perfil dos casos de suicídio observados na mesorregião Oeste do RN”. O estudo foi realizado entre agosto de 2017 a junho de 2019 e apresentada no Congresso Nacional de Criminalística.  A pesquisa tem como autores os peritos criminais da Subcoordenadoria do Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP) de Mossoró, Roberta Lícia Marques Pena e Marcos Daian.

“São fatores de risco para a prática do suicídio perturbações mentais ou psicológicas, ações impulsivas associadas ao estresse, dificuldades econômicas, problemas de relacionamento, bullying, dentre outros”, disse Roberta Lícia Marques Pena.

RESULTADOS DA PESQUISA
O seminário teve sequência com a exposição do tema Depressão e risco de suicídio com a Perita Oficial Médica Legista Psiquiatra do ITEP-RN e Perita judicial médica psiquiatra – TJRN e JFRN, Geilne Alves Queiroz.


Os principais fatores de risco de suicídio são perdas, impulsividade, história de abuso, desesperança, desespero e desamparo depressão, transtorno bipolar, e esquizofrenia; condições de saúde limitante: tumores, HIV/Aids, dor crônica e doenças neurológicas”, destacou a Perita Oficial Médica Legista Psiquiatra do ITEP-RN, Geilne Queiroz.