07 outubro 2019

Óleo que atinge o Nordeste pode ser da Venezuela, apontam análises da Petrobras



ARACAJÚ, SE, 05.10.2019 - AMBIENTE-NE - Mesmo após a limpeza realizada no último final de semana, a região da praia dos Artistas, no bairro Coroa do Meio, ainda registra manchas oleosas. A situação mais evidente é na zona de rebentação, com uma grande mancha oleosa se choca com as pedras. O local passará por uma limpeza mais criteriosa, de acordo com a Adema. Ainda nesta segunda-feira, 7, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, chega a Sergipe para acompanhar a situação. (Foto: Márcio Garcez/Folhapress)

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta segunda-feira (7) que o governo já tem "no radar" um país de onde poder ter partido o óleo que atinge as praias do Nordeste brasileiro desde o início de setembro. 

"É complexo, existe a possibilidade, temos no radar um país que pode ser da origem do petróleo, e continuamos trabalhando da melhor maneira possível para dar uma, não só uma satisfação à sociedade, bem como colaborar na questão ambiental", disse o presidente ao deixar o Ministério da Defesa, onde participou de uma reunião para tratar do tema no fim da tarde desta segunda. Questionado sobre qual seria o país, Bolsonaro pediu desculpas e disse que não poderia revelá-lo. 

A reportagem apurou que análises feitas pela Petrobras apontaram a Venezuela como provável origem do petróleo. A estatal realizou uma série de testes bioquímicos em amostras coletadas nas praias e, oficialmente, afirmou apenas que não era óleo produzido no Brasil.

Em relatório sigiloso ao Ibama, porém, a estatal enviou resultado de análise comparativa com o petróleo venezuelano, que tem características diferentes das encontradas no brasileiro. A conclusão reforça a suspeita de que o óleo que chegou às praias do Nordeste tenha vazado de algum navio.

O presidente não descartou ainda a possibilidade de que o Brasil peça indenização caso seja detectada a origem do óleo, mas disse que isso está sendo tratado pelo ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente). 

"Logicamente, aí entra nessa legislação ambiental, que o ministro do Meio Ambiente, que está agora na região, está voando para cá, ele poderá informar melhor vocês sobre isso." Bolsonaro disse que a causa do vazamento não é conhecida, deixando em aberto a possibilidade de ser algo criminoso ou acidental.
com informações de yahoonotícias