09 outubro 2019

Prefeitura do Natal oferece mamografia, testes de saúde e orientações jurídicas


A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), planejou várias atividades para integrar esse mês de outubro, dedicado mundialmente à prevenção, combate e diagnóstico precoce do câncer de mama. 


Nesta primeira semana de programação, o Grupo Reviver estacionou, dias 7 e 8, sua Unidade Móvel de Saúde Savana Galvão em frente ao Cren e realizou exames de mamografia para as usuárias. Nas dependências do Cren, voluntárias do Grupo Despertar, da Liga, e Advogadas Conselheiras do CMDM se revezaram nos turnos da manhã e tarde em rodas de conversas com as mulheres que aguardavam atendimento do exame de mamografia. 


Com o foco nos “Direitos das Mulheres com Câncer”, as advogadas Elisângela Leite Duarte, Lucineide Freire, Ana Carla Ribeiro e Roberta Danielle levaram informação e tiraram dúvidas das usuárias. As voluntárias do Grupo Despertar discorreram sobre a importância de fazer e como fazer o auto exame da mama, do exame periódico da mamografia, dos sinais de alerta que podem apontar para o diagnóstico precoce da doença.


A Secretaria Municipal de Saúde, Distrito Oeste, outro parceiro em nossa programação, estará no CREN dias 9 e 10, das 8h às 13h, ofertando serviços de preventivo, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, aferição de pressão, vacinas e distribuição de preservativos. Também teve início dia 7, no auditório do Centro de Referência, o curso de Boneca de Pano, que tem o objetivo de promover um ofício às mulheres, incrementando à renda familiar e promovendo autoestima.