24 outubro 2019

Prefeitura inicia instalação da decoração natalina


A Prefeitura do Natal deu início à instalação da Decoração Natalina 2019. O serviço está sendo executado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Com o tema “Natal de Som & Luz”, o projeto de decoração deste ano prevê mais peças natalinas em todas as regiões da cidade, incluindo a construção de mais uma árvore na cidade, além de um túnel luminoso de 100 metros de extensão.


Atualmente, a Semsur está implantando a decoração dos Três Reis Magos da BR-101, do Palácio Felipe Camarão e da Catedral Metropolitana. A Prefeitura também iniciou a montagem das árvores de Natal do Ginásio Nélio Dias e do Espaço de Lazer Marinho Chagas, no Parque dos Coqueiros, e Dromedários do Viaduto de Igapó.


O acervo natalino de 2019 contará com novas peças e mais cores. Ele também será instalado em áreas da cidade que antes não eram contempladas, como a zona Oeste. A iniciativa atende uma determinação do Prefeito Álvaro Dias, que tem como prioridade de gestão aproximar a prefeitura da sociedade e garantir a participação de todos os natalenses nos festejos natalinos.


Aproximadamente 10 mil peças irão compor o acervo natalino de 2019. Desse total, cerca de oito mil são novos elementos decorativos. Em decorrência dos desgastes das peças do acervo antigo, a Prefeitura só conseguirá reaproveitar 40% do material usado nos anos anteriores.


A decoração do Natal em Natal será instalada em postes, árvores, canteiros centrais e fachadas de prédios públicos. Por toda a cidade a população verá os enfeites em formato de anjos, estrelas, cometas e notas musicais. Também serão instalados túneis luminosos, bolas gigantes, cascatas de luz e painéis com temas natalinos. As peças terão tons variando entre dourado, prata, azul, vermelho, verde e branco.


Outra novidade da decoração natalina de 2019 é o acréscimo de mais uma árvore gigante na cidade. Além de Mirassol, Parque dos Coqueiros e Ginásio Nélio Dias, atendendo um pleito da comunidade, este ano a Prefeitura irá implantar uma árvore na Área de Lazer do Panatis.  


A Árvore de Mirassol terá 110 metros de altura e as demais, 30 metros. Todas serão decoradas nas cores prata, dourado e branco. A Casinha do Papai Noel, sucesso entre as crianças que visitam a Árvore de Mirassol, este ano será construída em madeira, com ambiente interno temático decorado com lareira, árvore de Natal, poltrona do Papai Noel, trenzinho e iluminação natalina.


Outra novidade é a instalação de novo túnel luminoso. Além de Mirassol, a Rua João Pessoa, em Cidade Alta, será contemplada com um túnel de 100 metros de extensão. A verba destinada para decoração natalina é “carimbada”, oriunda da Cosip (Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública) e voltada exclusivamente para serviços de iluminação pública.