23 novembro 2019

Natal tem Escola de Felipe Camarão selecionada pelo MEC para ter programa cívico-militar

O Ministério da Educação anunciou a localização das 54 escolas públicas selecionadas para o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares em 2020. O prefeito Álvaro Dias solicitou ao MEC e comemora a seleção para uma escola da rede municipal de ensino. 


Destas, 38 são escolas estaduais e 16 municipais, localizadas em 23 estados e no Distrito Federal. De acordo com a pasta, cerca de 1.000 militares, tanto da reserva como da ativa, vão participar do projeto-piloto, atuando na gestão educacional das instituições. Segundo o MEC, a escolha das escolas levou em conta a localidade, a partir de uma equação com variáveis com base em critério absolutamente técnico.


HISTÓRICO
O governo federal lançou no dia 5 de setembro o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. A partir de então, Álvaro Dias começou a se reunir com a equipe da Secretaria Municipal de Educação discutindo a necessidade de trazer o programa para Natal, quando analisaram os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação e avaliaram que a Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo os cumpriria para a implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. 

  
A ESCOLA
A Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo tem, atualmente, 977 alunos e conta com 67 professores, atendendo estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.  Tem 22 anos de existência, uma vez que foi criada em julho de 1997.



O PROGRAMA
O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023, sendo 54 por ano.