06 novembro 2019

Projeto apresentado por Ana Paula propõe utilizar energia solar para funcionamento de semáforos

Resultado de imagem para Projeto  propõe utilizar energia solar para funcionamento de semáforos
A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta terça-feira (05) o Projeto de Lei 235/18 apresentado pela vereadora Ana Paula (PL), a proposta dispõe sobre a utilização de energia solara para o funcionamento de semáforos no município de Natal. A matéria autoriza a prefeitura a utilizar preferencialmente, a energia solar para funcionamento de semáforos da cidade. 


De acordo com o projeto de lei, as sinaleiras serão dotadas de células fotovoltaicas para a conversão de energia solar em energia elétrica, que será armazenada em baterias próprias para essa finalidade. A utilização da energia solar dependerá de comprovação da existência de condições técnicas e de viabilidade econômica para sua execução, a critério do Executivo Municipal.


As condições técnicas e viabilidade econômica acerca da viabilidade de instalação do equipamento poderão ser comprovadas através de manifestação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – STTU. – As despesas com execução de presente lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário. 


A vereadora Ana Paula defendeu que “a energia solar é importante na preservação do meio ambiente, pois tem muitas vantagens, como não ser poluente, não influir no efeito-estufa e não precisar de turbinas ou geradores para produção de eletricidade”.  A parlamentar ainda destacou que a implantação do sistema poderá trazer uma redução de até 90% na energia elétrica.