sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Projeto visa implantação de Campanha de Orientação e Prevenção do Câncer de Intestino

Resultado de imagem para Campanha de Orientação e Prevenção do Câncer de Intestino
A Câmara Municipal de Natal aprovou o Projeto de LEI 94/2018 de autoria da vereadora Ana Paula (PL) que dispõe sobre a implantação da Campanha de Orientação e Prevenção do Câncer de Intestino, no âmbito do município de Natal. A matéria legislativa indica que a campanha deve ser realizada anualmente na data de 07 a 13 de setembro.


As estimativas do Instituto Nacional do Câncer- Inca, indicam que o câncer de intestino, no cólon e reto, será o terceiro tipo de tumor de maior incidência no Brasil, em 2010. A razão do aumento desse tipo de câncer, na população, deve-se a hábitos alimentares pouco saudáveis, como dietas ricas em gordura, carne vermelha, além do pouco consumo de cálcio. Somados a esses hábitos alimentares, contribui ainda, para o aumento da doença, a obesidade e o sedentarismo.

Resultado de imagem para vereadora ana paula
De acordo com a vereadora Ana Paula, a campanha tem como objetivos principais a efetivação de ações de saúde que assegurem a prevenção e detecção precoce do câncer de intestino, por meio de mutirão de exames indispensáveis para o diagnóstico da doença e realização de ações educativas, informativas de prevenção – como palestras, seminários e campanhas publicitárias – para esclarecimento e compreensão da enfermidade do câncer de intestino.



O projeto ainda apresenta que os órgãos competentes criarão as campanhas e ações destinadas à orientação e prevenção do câncer de intestino, podendo fazer parcerias com empresas fabricantes de tecnologia na área médica, clínicas e hospitais particulares que visem apoiar.


“As ações principais do nosso projeto de lei serão visando à prevenção, educação e alerta aos natalenses da importância do exame preventivo e do diagnóstico precoce do câncer de intestino”, enfatizou Ana Paula que aguarda a sanção da lei.