14 dezembro 2019

Selim instala contêineres e conscientiza comerciantes no Litoral de Parnamirim

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Limpeza Urbana (SELIM), iniciou na manhã desta sexta-feira (13), a instalação de lixeiras no litoral. O objetivo é disponibilizar os meios para que a população possa colaborar com o descarte correto do lixo, contribuindo com o fortalecimento da política de resíduos sólidos do município. 
As lixeiras foram instaladas nas praias de Cotovelo e Pirangi do Norte, às quais foram contempladas com 15 contêineres de mil litros e 15 recipientes com formato decorativo de caju, em alusão ao Maior Cajueiro do Mundo, principal ponto turístico de Pirangi. Além disso, a equipe da Selim realizou uma série de ações de conscientização com os comerciantes, explicando sobre o descarte correto dos resíduos e a importância de preservar todos os espaços da cidade, em especial o litoral e seus pontos turísticos. 

A Assessora Técnica da Selim, Rárika Bastos, explica os critérios usados pela secretaria para a instalação das lixeiras. "Em Cotovelo nós priorizamos a instalação das lixeiras de caju, numa perspectiva de fomentar a economia criativa no município, na sua feirinha de artesanato. Nós teremos três contêineres, que também ficarão próximos à feira e também no Barramares. 
A outra etapa acontece na praia de Pirangi, onde iremos dispor nas ruas São Sebastião e Márcio Marinho para poder facilitar a coleta e a retirada dos tambores que estão dispostos pela via, favorecendo a área do Cajueiro, que é uma zona de grande fluxo de movimento e a zona de praia, para a qual estamos disponibilizando 9 lixeiras de caju", disse. 

Ainda de acordo com a assessora, a iniciativa se estenderá por outros pontos da cidade. "Temos uma previsão de implementação na cidade de contêineres de mil litros para facilitar a coleta domiciliar e minimizar os pontos de lixo, para que a população tenha onde colocar seu resíduo e, aos poucos, iremos disponibilizar nos pontos turísticos de Parnamirim, as lixeiras de caju", completou.