12 janeiro 2020

Comitiva do RN vai a Araraquara conhecer tecnologia que transforma lixo em óleo

Foto: ASSCOM DO DEPUTADO BENES LEOCÁDIO

Uma Comitiva composta pelo diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, Leon Aguiar, deputado federal Benes Leocádio, secretário estadual de agricultura, Guilherme Saldanha, prefeitos Babá Pereira, de São Tomé, Marcão de Lajes, e Clécio Azevedo de Bom Jesus, além do secretário de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo do Amarante, Vagner Araújo estiveram esta semana na cidade Araraquara, estado de São Paulo, para conhecer o funcionamento de equipamento que usa tecnologia de pirólise para transformar lixo em óleo combustível entre outros subprodutos.

A comitiva viajou a convite da empresa CASE Consultoria, franqueada para o RN da Biogeoenergy, esta última desenvolveu a tecnologia em parceria com instituições universitárias e de pesquisa e pretende aplicá-la nos municípios em todo o país sem custo adicional para as prefeituras além do que já é gasto com a destinação final do lixo.

O grupo coordenado por Henderson Abreu, diretor da CASE, participou de programação com palestras de especialistas e visita in loco para acompanhar o funcionamento do equipamento de pirólise, o que impressionou prefeitos e técnicos de vários estados que também acompanharam a visita. 

A Lei federal nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)obriga a todos os municípios a darem destino e tratamento adequado ao lixo, algo de difícil execução para as prefeituras devido aos custos elevados e as dificuldades operacionais devido a fatores culturais da população. "Acho que estamos assistindo aqui o nascedouro de uma solução arrojada que pode mudar o rumo dessa história. Uma solução que se paga. Que é viável ambiental, social e economicamente” ressaltou o deputado Benes.


Com Informações da Assessoria do Deputado Federal Benes Leocádio.