12 janeiro 2020

Datena tem quatro propostas para se candidatar a prefeito de SP, e uma desagrada a Bolsonaro

Foto: Divulgação/Band

Ao menos quatro propostas em estágio mais avançado buscam o apresentador José Luiz Datena (sem partido) para uma candidatura à Prefeitura de São Paulo este ano.


Segundo reportagem da revista Veja, representantes do PSB, PP, MDB e Republicanos conversaram com o apresentador, nas últimas semanas, na tentativa de convencê-lo de que é um candidato competitivo, com chances concretas de vencer a disputa de outubro.


De acordo com a revista, a ideia que mais agrada Datena é uma chapa em que o vice seja o ex-governador Márcio França (PSB), seu amigo pessoal. Por outro lado, aliando-se a um candidato mais próximo da esquerda, como é o caso do partido de França, o apresentador frustraria um de seus principais conselheiros: o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).


“É claro que o Bolsonaro mantém uma posição distinta”, diz o apresentador do Brasil Urgente, da Band. “Ele sempre foi muito legal comigo. É presidente e é político. Mas acho que entenderia”, complementou. Datena define o presidente como um homem com “boas ideias”. O ex-capitão foi a primeira pessoa a sugerir que o apresentador concorresse à Prefeitura de São Paulo, este ano, mesmo sem apoio. Descartada por questões práticas, uma possibilidade seria a de se lançar pelo Aliança pelo Brasil, partido fundado por Bolsonaro. 

Apoiadores do presidente recolhem assinaturas para homologar a legenda no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Porém, isso não deve acontecer a tempo de disputar as eleições municipais deste ano. O apresentador ainda não se decidiu. Um dos temores é o de que uma candidatura ao poder Executivo seja mais arriscada do que concorrer ao Legislativo em um futuro próximo.

“Já me disseram para esperar o Senado para entrar de forma gradativa [na política]. Essa é minha dúvida. Se não for candidato a prefeito agora, com certeza serei ao Senado nas próximas eleições”, afirma. Na casa legislativa, Datena dividiria o palco com outros 80 colegas -- visibilidade menor que a de ser prefeito da maior cidade brasileira.

Ainda este mês, acredita o apresentador, ele diz que tomará uma decisão definitiva sobre ser ou não cabeça de alguma chapa. Por outro lado, ser vice está fora de cogitação. A Veja, pessoas próximas ao ex-governador Márcio França confirmaram a disposição dele em ser vice de Datena, embora afirmem que o socialista é reticente sobre a real intenção do apresentador em se candidatar.