18 janeiro 2020

NATAL RECEBE NOVA SÉRIE DE TESTES DE AVALIAÇÃO DE QI

Resultado de imagem para NATAL RECEBE NOVA SÉRIE DE TESTES  DE AVALIAÇÃO DE QI, REALIZADOS PELA MENSA BRASIL,
A cidade de Natal será alvo de uma nova série do Teste Psicométrico de medição de inteligência, para identificar as pessoas que possam estar entre os 2% no planeta com maior grau do chamado QI ou Quociente de Inteligência. Realizadas pela Mensa Brasil, a mais antiga e mais famosa sociedade de alto QI do mundo, as avaliações ocorrerão no dia 25 de janeirosábado, a partir das 15h.


As inscrições podem ser realizadas por meio do site da Mensa Brasil (https://mensa.org.br) e vão até o dia 23 de janeiro. O teste será aplicado por um psicólogo contratado pela organização. Caso o participante seja identificado com Alto QI, é convidado a fazer parte da Mensa Brasil.


O teste tem 1 hora de duração e somente poderá ser realizado por pessoas com idade entre 17 e 63 anos, que tenham, no mínimo, o Ensino Superior incompleto (cursando ou não). Não é necessário preparo prévio, apenas que o candidato compareça descansado e bem disposto e leve caneta azul ou preta. Vale ressaltar que a avaliação é “culture fair”, ou seja, independe da língua falada e de conhecimentos específicos do candidato.


Os testes permitem identificar se o candidato possui o percentil igual ou superior a 98 – medida universal de capacidade de processamento cerebral que determina a superdotação no indivíduo. “É importante ressaltar que os testes não informam o valor numérico do QI do participante, mas sim se ele está no percentil necessário para atestar se tratar de uma pessoa com superdotação”, esclarece Cadu Fonseca, presidente da Mensa Brasil. “


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 3,5 a 5% da população brasileira é superdotada, com percentil 95 ou superior, número que, no âmbito escolar, totaliza até 2 milhões de estudantes, ou até 5% da população escolar no país.


É com o objetivo de reunir e integrar pessoas com um padrão de inteligência acima do percentil 98, que existe a Mensa. Atualmente com mais de 1.800 membros no país, a Mensa Brasil busca identificar indivíduos superdotados, com os maiores QIs da população (2% superiores em QI ou com percentil 98) e estimular pesquisas sobre inteligência, além de fomentar um ambiente de aprendizado mútuo entre seus membros.


DIA NACIONAL DE TESTES – MENSA BRASIL
Dia 25 de janeiro, sábado, às 15h
Valor: R$ 98,00
Inscrições e Informações: https://mensa.org.br/