08 janeiro 2020

Prefeitura de Parnamirim apresenta detalhes da Operação Verão 2020

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem), apresentou em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (8), no Centro Administrativo, os detalhes da Operação Verão que já está sendo realizada no litoral da cidade trampolim da vitória. 

Estiverem presentes na reunião o prefeito Rosano Taveira, o secretário estadual de segurança Coronel Araújo, o presidente da Câmara de Vereadores, Irani Guedes, representantes do Ministério Público, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e secretários municipais de Parnamirim.  

Para o prefeito Rosano Taveira, o trabalho integrado entre os órgãos de segurança pública é de fundamental importância para que tudo transcorra bem, e que a população possa usufruir da melhor maneira possível do litoral de Parnamirim. 

O objetivo da Operação Verão é promover a segurança, fluidez no trânsito, maior comodidade aos banhistas e veranistas em toda a faixa litorânea do município, que atrai um fluxo muito maior de pessoas e veículos nesta época.  
Marcondes Pinheiro, secretário da Sesdem, informou que a operação começou desde o dia 28 de dezembro e já faz a diferença no litoral, onde até o momento nenhuma ocorrência foi registrada em Pirangi. Ele lembrou que a presença dos agentes de segurança na área litorânea que pertence a Parnamirim é notória e que a população deve comparecer para aproveitar o verão na cidade. 

“Todos os dias temos em torno de 150 agentes de segurança em nosso litoral, Pium, Cotovelo e Pirangi. Incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, agentes de trânsito e Corpo de Bombeiros. Estamos atentos também com o pessoal da Lei Seca. 

São várias secretarias envolvidas no Verão de Parnamirim. Na saúde, os agentes de zoonoses e endemias, estão trabalhando na vigilância de animais na praia, e visitando as residências no combate ao mosquito da dengue. O Hospital Municipal de Pirangi também segue de prontidão para atender as demandas do litoral. 

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) segue com a substituição de lâmpadas no litoral e também com a poda de árvores para proporcionar mais iluminação e segurança na área. Um galpão também foi disponibilizado pela Semsur para guardar possíveis apreensões de paredões de som. 

A coleta de lixo também teve o serviço ampliado neste verão pela Secretaria de Limpeza Urbana (Selim), que também instalou mais lixeiras no litoral. Já a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), também realiza a operação tapa-buraco. 

No caso da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMUR), foram disponibilizadas equipes de fiscalização para combater problemas como poluição sonora, poluição visual e desobstrução de calçadas. A secretaria também estará com uma equipe de plantão para reclamações de poluição sonora, que atenderá diariamente através do número (84) 98839-3214 nos seguintes horários: de segunda a quinta-feira das 8h à 0h e nas sextas, sábados e domingos até as 2h da madrugada.