17 janeiro 2020

Tchau nazista !!! Bolsonaro demite Roberto Alvim da Secretaria de Cultura

Foto: Reprodução/Twitter
O presidente Jair Bolsonaro demitiu o secretário de Cultura, Roberto Alvim, após a repercussão do vídeo em que ele parafraseia Joseph Goebbels, ministro da Propaganda do Partido Nazista de Adolf Hitler.
“Comunico o desligamento de Roberto Alvim da Secretaria de Cultura do Governo. Um pronunciamento infeliz, ainda que tenha se desculpado, tornou insustentável a sua permanência. Reitero nosso repúdio às ideologias totalitárias e genocidas, como o nazismo e o comunismo, bem como qualquer tipo de ilação às mesmas. Manifestamos também nosso total e irrestrito apoio à comunidade judaica, da qual somos amigos e compartilhamos muitos valores em comum.”, afirmou Bolsonaro, em nota oficial.
O periódico afirma que o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, responsável pela tutela da pasta da Secretaria Especial de Cultura, já foi comunicado da decisão. Antes, o posicionamento oficial do Planalto era de que não manifestaria a respeito do vídeo.

O nome do diretor nacional da propagada do partido nazista voltou à tona nesta sexta-feira (17) após um vídeo em que o secretário especial de Cultura do governo Jair Bolsonaro, Roberto Alvim, parafraseá-lo durante um discurso no qual olha diretamente para a câmera, que se aproxima lentamente, enquanto uma ópera de Richard Wagner toca ao fundo.

O vídeo tem repercutido extremamente mal nas redes sociais e gerou até um pedido de afastamento por parte do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que classificou o episódio como “inaceitável” e completou dizendo que Alvim “ultrapassou todos os limites”.

Após a indignação Alvim foi às redes sociais se justificar. Ele classificou as semelhanças de seu discurso com o de Goebbels como uma "coincidência retórica" mas defendeu que "a frase em si é perfeita".