04 fevereiro 2020

Fátima anuncia a convocação de 600 novos professores para a rede estadual

Foto: ASSECOM/RN - Sandro Meneses

A governadora Fátima Bezerra anunciou nesta terça-feira (04) a convocação de 600 professores que irão compor o quadro efetivo da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC). O número de convocados atende às necessidades das Direcs (Diretorias Regionais de Educação e Cultura) e vem se somar aos 14.098 professores ativos, segundo dados da Secretaria de Estado da Administração. 


A convocação será publicada nesta quarta-feira (05) no Diário Oficial e os professores já deverão iniciar suas atividades no 1º bimestre do ano letivo estadual, que se inicia em 17 de fevereiro. Esta é a segunda convocação anunciada pela chefe do Executivo estadual, que em 2019 autorizou a contratação de 510 professores efetivos. Ano passado foram convocados 600 professores em caráter temporário, a fim de suprir o déficit causado por aposentadorias, licenças-prêmios e afastamentos por problemas de saúde. 


Os novos educadores convocados vão atuar nas unidades de ensino espalhadas por todas as Direcs do RN, em diversas áreas de conhecimento, tais como pedagogia (anos iniciais e educação especial), matemática, física, química, ciências biológicas, sociologia, geografia, filosofia, história, artes e línguas (portuguesa, espanhola e inglesa). Após a convocação, os professores têm até 30 dias para tomar posse.


A coordenadora geral do Sinte-RM, Fátima Cardoso, parabenizou a governadora e equipe pelo compromisso em convocar os aprovados e cumprir as cláusulas do certame, realizado em 2015. “Com certeza é uma iniciativa louvável da governadora em nos receber com a presença de toda a equipe”, elogiou. Pelo fato de o edital ter ficado suspenso por sete meses, o período de vigência do mesmo será ampliado, possibilitando ao governo realizar novas convocações.