21 fevereiro 2020

Guarda Municipal estreia unidade móvel de videomonitoramento

A unidade móvel de videomonitoramento da Guarda Municipal do Natal (GMN) estreou no carnaval 2020 na noite dessa quinta-feira (20), no polo Petrópolis, onde ocorreram shows musicais e concentrou grande quantidade de foliões. 

O micro-ônibus equipado com sistema de câmeras e monitores de vídeo possibilitou a captação de imagens, a vigilância de qualquer ato de criminalidade na área e o acionamento rápido das guarnições da GMN, que se encontram em patrulhamento.

O sistema móvel de câmeras de segurança vai continuar sendo utilizado pela Prefeitura durante o carnaval com intuito de inibir ações delituosas no meio da folia, identificando preventivamente possíveis tumultos e permitindo que os guardas municipais e o aparato de segurança envolvido no evento ajam de forma rápida e eficiente. 

A unidade móvel operada pela GMN é composta de um micro-ônibus de videomonitoramento equipado com telas de visualização e câmeras com um sistema moderno de captação e arquivamento de imagens, que auxiliam as ações de policiamento ostensivo. 

O micro-ônibus funciona como um pequeno centro de comando e controle móvel com tecnologia avançada, contando com mastro telescópico fornecendo visão ampla superior do local monitorado, câmeras, iluminação de LED, no-breaks e impressoras.
  
Durante o carnaval de Natal, o comando da GMN vai empregar agentes lotados na Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Ronda de Proteção Escolar (Rope), Ronda de Proteção à Saúde (RondaS), Grupamento de Ação Patrimonial, e Grupamento de Ação Ambiental (Gaam).