28 fevereiro 2020

Guardas de Natal passam por treinamento prático com pistola 380 e espingarda 12

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), através do comando da Guarda Municipal do Natal (GMN), está concluindo mais uma turma no curso de manuseio e uso de arma de fogo na modalidade pistola 380 e espingarda calibre 12 direcionado aos guardas municipais de Natal. A capacitação teórica já foi ministrada na primeira etapa do curso, agora as instruções estão focadas na atividade prática de utilização do armamento.

Nesse momento, os guardas municipais são avaliados quanto à segurança empregada no manuseio com arma de fogo, a capacidade técnica de enquadrar e acertar o alvo agressor, como também no sentido de resolver possíveis panes no armamento em situação de confronto. O curso completo conta com mais de 100 horas de aulas, com instruções constituídas de atividades práticas e teóricas.

Na capacitação, constam as disciplinas de Apresentação do Armamento; Manejo, Maneabilidade e Manutenção do Armamento; Emprego do Armamento no Serviço Operacional da GMN; Oficina de Instrução Preparatória para Tiro; Prática de Tiro Policial; e Condutas e Procedimentos em Estande de Tiro.

O curso é conduzido pelo subcomando de Instrução e Material da GMN. A corporação é a única Guarda Municipal que dispõe do porte legal de arma de fogo dentro do estado do Rio Grande do Norte. A instituição conta ainda com um efetivo que passa anualmente por capacitação em tiro prático e seus integrantes utilizam como armamento operacional letal as espingardas calibre 12, pistolas 380 e revólveres calibre 38.