03 março 2020

Curso de Especialização em Vigilância em Saúde tem início nesta quarta-feira(04)

Quarenta profissionais de saúde de todo o Rio Grande do Norte participam, nesta quarta-feira (04), às 8h30, da aula inaugural do Curso de Especialização em Vigilância em Saúde, no Auditório da Faculdade Estácio de Sá, no bairro de Capim Macio, em Natal.

O secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, estará presente na abertura do evento, além de representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) e Conselho Estadual de Saúde.

A capacitação é ofertada para todas as capitais do país pelo Hospital Sírio Libanês, no âmbito do PROADI-SUS – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, e integra o PADEpiSUS - Plano Ampliado de Desenvolvimento da Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde.

O curso é destinado aos trabalhadores do SUS que atuam nas ações de Vigilância em Saúde, e tem por objetivo especializar os profissionais para atuar em diferentes cenários, articulando as ações de vigilância, prevenção, promoção e controle de doenças e agravos, e que esses profissionais sejam capazes de utilizar o raciocínio epidemiológico e responder de forma adequada às emergências em Saúde Pública.

Os profissionais que atuam na vigilância em Saúde no SUS foram selecionados por meio de edital publicado pelo hospital Sírio Libanês. As atividades serão realizadas através de 10 encontros mensais presenciais, na Faculdade Estácio de Sá em Natal, com previsão de conclusão para o mês de dezembro de 2020.