28 março 2020

MP autoriza apreensão de veículos em carreata em Uberlândia (MG)

Recomendação da Regional Uberlândia do Ministério Público (Reprodução)Reprodução

Em recomendação publicada na manhã desta sexta (27), o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual de Minas Gerais autorizam que a Polícia Militar apreenda todos os veículos que forem usados na carreata que pede a reabertura do comércio na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, com possibilidade até de perda dos automóveis.

Nos últimos dias, várias cidades do Brasil registraram carreatas e convites para ações a favor da reabertura dos comércios depois que prefeitos e governadores assinaram decretos fechando estabelecimentos não essenciais devido à pandemia do novo coronavírus, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vem fazendo força para que o “Brasil não pare”, de acordo com campanha do Governo Federal.

Assinada pelo promotor de Justiça Fernando Rodrigues Martins, a recomendação lembra que o Ministério Público tem a obrigação de “zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos” e que o Comitê Extraordinário Covid-19 “vedou expressamente a realização de eventos e reuniões de qualquer natureza (...) com mais de trinta pessoas”.

Martins recomenda à Polícia Militar que a carreata não seja realizada, que os responsáveis pelo evento sejam identificados para possíveis punições e que todos os carros usados sejam apreendidos para uso do serviço público durante o combate ao Covid-19, com a possibilidade de perdimento a favor da União, de Minas Gerais ou do município.

No último boletim divulgado pela Prefeitura na quinta (26), Uberlândia registava 697 casos suspeitos de coronavírus, com 8 confirmados e 4 óbitos suspeitos.

com informações de yahoonotícias