31 março 2020

Parnamirim: Transporte de pacientes atravessa pandemia em pleno funcionamento


A Prefeitura de Parnamirim, atenta às recomendações dos órgãos federais e estaduais a respeito da pandemia de Coronavírus, adotou medidas de enfretamento e prevenção, também para o transporte sanitário: a higienização dos veículos com álcool 70%, o uso de máscaras e luvas por parte dos profissionais que conduzem os parnamirinenses, e a orientação de que os pacientes e acompanhantes adotem também as medidas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde, são algumas delas. 

As medidas foram tomadas para resguardo da saúde dos pacientes com insuficiência renal crônica, familiares e colaboradores e possibilitar que o serviço seja mantido normalmente. O transporte sanitário é responsável por conduzir de forma segura os pacientes que realizam tratamentos fora do domicílio, principalmente renais. Atualmente, são atendidos 92 pacientes, sendo 75 atendidos na Clínica PRO-RIM Assistência nefrológica; 11 na Clínica de Doenças Renais – CDR e 6 na Nefron Clínica. 

Para a utilização do transporte sanitário, além de ser residente do Município e ser usuário ativo do Sistema Único de Saúde – SUS, o paciente deve apresentar na SESAD – Departamento de Atenção Especializada (DAE), a solicitação de transporte emitida pela clínica que irá realizar o tratamento indicado, juntamente com a xerox de seus documentos pessoais (RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência). Após a apresentação desses documentos, é realizado o agendamento do transporte, conforme solicitado.